História

A Associação de Aikido de Coimbra, é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1994 com o fim de promover e divulgar o ensino e a prática da Arte Japonesa do Aikido na Região Centro de Portugal, particularmente no Distrito de Coimbra.
logoaaco

O grupo que deu origem a esta associação foi iniciado nos anos 80 através da escola TenChi e do seu criador Georges Stobbaerts.

O AIKIDO em Coimbra iniciou-se em 1982 sendo o prof. António Piano a orientar a actividade. Depois de uma passagem de dois anos pelo Grémio Operário na Sé velha, a escola de Aikido passa para a ACM – Associação Cristã da Mocidade, aonde se mantêm até 1994. A 9 de Junho de 1994 é constituída a Associação de Aikido de Coimbra – AACO. Por dificuldades de espaço na ACM a AACO muda o seu local de prática e ensino para o Clube Portugal Telecom em Novembro de 1994. No ano de 1998 a AACO tem mais dois locais de prática em Coimbra, Casa Municipal do Desporto e Clube Futebol Santa Clara. Esta expansão permite a criação de mais turmas de adultos e de crianças.

A prática do Aikido expande-se nos próximos anos a alguns ginásios (kickgym), e para o Sport Clube Conimbricense.

No final dos anos 90 Amândio Figueiredo deixa a cidade de Coimbra e ficam como responsáveis pelas classes de Aikido, Henrique Martins, Roberto Sciascia e Paulo Mariano. Henrique Martins com um grupo na Escola Secundária José Falcão, mantendo o Clube Futebol Santa Clara, Paulo Mariano no IPC – Escola Agrária e Roberto Sciascia no Sport Conimbricense. O Aikido regressa à ACM, sob a orientação de Henrique Martins onde se mantém até hoje expandindo o número de graduados e praticantes desta arte.

Em 2016 a AACO passou a designar-se ATC – Associação TenChi Coimbra, tendo sido alterado os seus estatutos para incluírem também a divulgação e fomento das práticas do Kendo e TenChi Tessen «A Associação tem como fim promover e desenvolver a prática das Artes Marciais tradicionais Japonesas, nomeadamente do Aikido e Kendo, e das Artes do Movimento – TenChi Tessen no distrito de Coimbra, velando por uma adequada aplicação dos seus princípios» .

Tem centros de prática em Coimbra (ACM e Inst Missionario Sagrado Coração) , Penacova e na Figueira da Foz,
conta com mais de uma dezena de cintos negros formados em Coimbra.

A nossa associação encontra-se filiada à Federação Portuguesa de Aikido e à Escola TenChi Internacional, da qual segue os ensinamentos do Mestre Georges Stobbaerts.