Aikido

O que é o Aikido?

Aikido siginifica “Harmonia, Energia e A Via ”,

O Aikido baseia-se nos princípios da harmonia, da não resistência e da não violência.  Caracteriza-se por movimentos circulares harmoniosos. É uma arte que estuda técnicas de defesa baseadas em projecções e imobilizações usando de forma dinâmica a força do ataque. É a presença de espírito que permite ao Aikidoca colocar-se no centro da acção, reduzindo o ataque do parceiro, retirando-lhe a sua violência. Ele conduz a força do parceiro, transformando o antagonismo em harmonia. A técnica a utilizar e a forma de o fazer dependerão de todo um conjunto de factores que incluem a velocidade, intenção, tempo e distância.

No Aikido não existem movimentos de oposição ou bloqueio; é neste sentido que podemos falar de uma “não resistência”, entendida aqui não como passividade, mas como uma integração no movimento do parceiro levando à neutralização do ataque, preservando a integridade física dos intervenientes.

As origens do Aikido?

200px-morihei-ueshibaAs raízes do Aikido moderno estão na antiga técnica de defesa pessoal japonesa Aiki-jujutsu. Mestre Morihei Ueshiba viria a criar na primeira metade do séc. XX aquela que seria a última arte do budo a ser divulgada no ocidente.

Leia mais informação aqui

 

 

Benefícios da prática do Aikido?

20140106_05O Aikido permite desenvolver capacidades como

Melhor condição física
Desenvolvimento da capacidade de  concentração
Controle da respiração
Atitude Corporal
Controlo da agressividade
Respeito pela pessoa humana
Coordenação neuromuscular
Resistência cardíaca

 

 

Quem pode praticar?

O Aikido pode ser praticado a partir dos cinco, seis anos (classe de criança) até uma idade avançada, sem qualquer restrição

O Ensino?

O ensino está ligado à escola Ten Chi Internacional, cujo criador foi Mestre Georges Stobbaerts (Hanshi, 8º Dan, DNBK – Dai Nippon Butoku Kai, Kyoto – Japão).

Encontre os locais de prática aqui